domingo, 30 de dezembro de 2012

Janelas proibidas

A parte externa do edifício que dão para o prédio do lado, são o que os arquitetos e engenheiros chamam de empena cega, uma parede "morta" na fachada onde não é permitido fazer qualquer intervenção.

As empenas cegas existem por razões diversas ao longo do tempo. Primeiro porque antes da década de 1970, era permitido construir prédios geminados - e, claro, a parede comum não podia ter janelas, ou invadiria a casa do vizinho.

A partir de 1972, com o Código Civil e a proibição dos prédios geminados, as empenas cegas continuavam necessárias por causa de outra regra - não se pode ter janelas a menos de 1,5 metro do vizinho. Quando não tinha vizinho no meio, a justificativa era outra.

"No inverno, o vento frio vem do Sul e Sudeste. Se você construísse um prédio com os dormitórios voltados para esse lado, os moradores poderiam sofrer com o frio e até ter problemas respiratórios. A melhor maneira de evitar isso era fazer uma empena cega, sem janelas", conta o arquiteto Paulo Giaquinto, professor do Mackenzie e um dos responsáveis por elaborar o Código de Obras de São Paulo, de 1992.

Fonte: ESTADÃO - 27/11/2011